No segundo programa sobre os 30 anos da Rio-92, Salão Verde traz as lições deixadas pela megaconferência da ONU, além dos avanços e retrocessos na busca do equilíbrio ambiental do planeta.
Cientistas, ambientalistas e parlamentares também apontam as perspectivas de efetivação da agenda de desenvolvimento sustentável e das metas de mitigação das mudanças climáticas e de proteção da biodiversidade gestadas em documentos oficiais da Rio-92. Para um experiente cientista brasileiro, tirar esses compromissos do papel para transformá-los em realidade é o “maior desafio da humanidade” atualmente.
O quadro “Tá lá na lei” mostra o avanço da legislação ambiental nos últimos 30 anos, com um vasto conjunto de leis aprovadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado desde a Rio-92.
Pontos de vista nesta edição:
- Carlos Nobre, climatologista e membro da Academia Brasileira de Ciência e da academia britânica de ciência Royal Society;
- Paulo Artaxo, físico do clima e professor do Departamento de Física da Universidade de São Paulo (USP);
- Philip Fearnside, cientista do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA);
- André Ferretti, da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN);
- Mário Mantovani, ambientalista;
- Al Gore, ex-vice presidente dos EUA e prêmio Nobel da Paz de 2007 por ações ambientais; - Severn Suzuki, da Organização das Crianças em Defesa do Meio Ambiente.
Deputados: Nilto Tatto (PT-SP), coordenador da Frente Parlamentar em Apoio aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e Rodrigo Agostinho (PSB-SP), da Frente Parlamentar Ambientalista.
Para ouvir a íntegra da matéria, clique no link
Comentarios